Saiba como minimizar os riscos associados ao calor no seu automóvel

Saiba como minimizar os riscos associados ao calor no seu automóvel

Com o verão à porta, sucedem-se os dias mais quentes e solarengos. Os passeios de fim-de-semana com a família ou as idas à praia são mais recorrentes e a contagem decrescente para as férias é celebrada a cada dia que passa. Mas sol e calor também são sinónimo de esforços redobrados para os automóveis e para os seus ocupantes.

O calor no seu automóvel, abrasador após um dia inteiro ao sol torna o habitáculo uma sauna. Com temperaturas no interior que podem chegar aos 60º, conduzir nestas circunstâncias não é apenas uma prova de resistência, mas pode mesmo colocar em risco a sua saúde e a do seu automóvel.

Deixamos aqui alguns conselhos sobre os cuidados que deverá ter para atenuar os riscos associados ao sol e ao aumento da calor no seu automóvel.

  1. Verifique os níveis e o estado das tubagens. Os fluidos que deve verificar incluem:
  • Líquido de refrigeração/anticongelante – Este é um elemento crucial. Se o nível do líquido anticongelante for demasiado baixo, pode provocar o sobreaquecimento do motor com consequências graves para a saúde mecânica do mesmo.
  • Óleo do motor – Deve verificar o nível e o estado do mesmo.
  • Líquido do limpa para-brisas - Não há nada mais desagradável e nefasto do que ter o vidro coberto de insetos ou de pó e não ter água para o limpar.

Em relação às correias e às tubagens, o calor intenso pode causar fissuras, bolhas e outros danos que obriguem à sua substituição. A avaliação visual pode ser feita por si, mas se detetar algum problema ou desconfiar de algum defeito, convém levar a uma oficina especializada.

  1. Monitorize a pressão dos pneus

É uma boa ideia verificar a pressão dos pneus sempre que tiver oportunidade (pelo menos uma vez por mês) e sempre antes de iniciar uma deslocação mais longa. Os pneus expandem-se quando expostos ao calor e mantê-los com a pressão adequada garantirá que o seu veículo não sofra quaisquer problemas.

Lembre-se que, segundo os especialistas, por cada 10 graus de aumento de temperatura, os seus pneus poderão aumentar 1 a 2 libras de pressão. Rolar com pressões muito baixas irá provocar maior atrito, um maior aquecimento dos pneus e um aumento do consumo de combustível.

Pressão a mais irá provocar um desgaste pouco uniforme do pneu (mais acelerado ao centro da banda de rodagem) e poderá mesmo levar ao rebentamento do mesmo.

  1. Tenha atenção à temperatura interior

Ter o líquido de refrigeração adequado e no nível correto irá contribuir para manter o motor fresco, mas não se esqueça de se manter fresco a si. Certifique-se de que o seu sistema de ar condicionado está a funcionar corretamente e... use-o.

Manter uma temperatura amena no habitáculo irá contribuir para o bem-estar dos ocupantes e para a concentração de quem vai ao volante. Além disso, a utilização dos modernos sistemas de ar condicionado já não penaliza tanto os consumos e andar de janela aberta prejudica a aerodinâmica do automóvel, o que também leva ao aumento dos gastos com combustível.

Por fim, se o seu veículo tiver um filtro de ar do habitáculo, mande-o inspecionar (e substituí-lo, se necessário) para que possa tirar o máximo partido do seu sistema de refrigeração.

  1. Mantenha um kit de emergência no seu veículo

Este é um daqueles elementos que deveria manter consigo sempre, mas no verão, e dado tipo de viagem, este torna-se especialmente importante. Um kit básico deve incluir os seguintes elementos:

  • Cabos de ligação para a bateria
  • Uma lanterna
  • Anticongelante
  • Um estojo de primeiros socorros
  • Um pequeno conjunto de chaves
  • Um alicate
  • Um par de luvas de trabalho
  • Algumas abraçadeiras
  • O seu dispositivo Help Flash
  1. Nunca deixe animais ou crianças no interior

Segundo alguns estudos, basta deixar o automóvel parado ao sol durante 30 minutos, com uma temperatura exterior de 21º, para o habitáculo chegar quase aos 50º...