O que é o Help Flash?

O que é o Help Flash?

O Help Flash é uma luz de emergência para salvar vidas na estrada que substituirá os triângulos refletores.

Trata-se de um dispositivo de sinalização de emergências na estrada, não só homologada como também recomendada pela Direção-Geral de Viação que torna visível o veículo em questão de segundos desde longas distâncias e em qualquer direção.

A falta de segurança, a pouca eficiência e a inadaptabilidade para pessoas com mobilidade reduzida dos sistemas de sinalização atuais são problemas que levaram ao aparecimento deste dispositivo luminoso. Nasce para sinalizar de forma simples, rápida e com um alto rendimento uma situação de emergência na estrada, independentemente do veículo e das características do condutor.

Características do Help Flash

O

Help Flash é um dispositivo dotado de umas características que o tornam único e especial:

  • Ativação magnética: Oferece a máxima comodidade e simplicidade de utilização. Com o seu sistema de ativação magnética, adere a qualquer superfície metálica e, automaticamente, começa a emitir um sinal intermitente em amarelo auto e em intervalos de 3 clarões. Também pode ser ativado de forma manual a qualquer momento.
  • Visível a 1 km e em 360º: A utilização da última tecnologia LED, juntamente com o seu refletor parabólico patenteado garantem uma ótima amplificação da luz, para que o veículo seja visível em todas as direções e em condições de baixa luminosidade.
  • Luz branca adicional: Pode ser usado como lanterna. Graças a esta função, poderá iluminar e realizar qualquer tarefa com ambas as mãos, com até 5 horas de autonomia.
  • Leve, compacto e fácil de guardar: Help Flash é pequeno e manuseável. Pelo que pode ser guardado em qualquer parte do veículo, para além de ser uma boa opção para motocicletas e bicicletas.
  • Autónomo e sem cabos: Uma pilha alcalina comercial de 9 V fornece-lhe 2,5 horas de autonomia no modo de emergência. Além disso, não necessita de recarga, pelo que se encontrará sempre em condições ótimas para a sua utilização.
  • Resistente: Não interessa o tempo que está, é compatível com todo o tipo de condições meteorológicas: chuva, neve, vento e inclusive nevoeiro.

Para além das suas características, são as suas múltiplas patentes e registos de marca a nível nacional e internacional que fazem com que o dispositivo de iluminação Help Flash seja único. Além disso, a confiança depositada por um organismo como a Direção-Geral de Viação reforça a credibilidade neste tipo de produtos, dos quais o Help Flash é pioneiro, que acabarão por substituir os clássicos triângulos de emergência.

Help Flash Smart

Atualmente, Help Flash dispõe de dois modelos. Um deles com todas as características comentadas antes neste mesmo artigo. E outro que, apesar de ser parecido, tem também uma componente digital e mais tecnológica.

Falamos do Help Flash Smart, um dispositivo inteligente que se conecta via Bluetooth com o seu telemóvel através de uma aplicação, INCIDENCE APP, que permite, para além da sinalização luminosa do veículo, a sua geolocalização e o contacto com os serviços de emergência correspondentes, reduzindo consideravelmente o stresse perante este tipo de situações.

A maior eficiência nos tempos de resposta dos serviços médicos supõe uma melhoria no prognóstico no caso de acidente com feridos, enquanto o adiantamento no contacto com os serviços de assistência ou com as próprias companhias de seguros, garantem um melhor serviço e um tratamento mais eficiente da incidência.

No entanto, o Smart Flash não é vendido diretamente aos clientes finais, mas sim são comercializados através de várias companhias de seguros de confiança que colaboram connosco.

 

Como se utiliza a luz de emergência Help Flash?

O funcionamento e utilização do Help Flash é bastante simples e intuitivo e não requer nenhum tipo de conhecimento prévio. Basta apoiá-lo sobre uma superfície metálica do nosso veículo, preferencialmente no teto para maior visibilidade. De forma automática começará a emitir sinais luminosos intermitentes em amarelo auto.

O Help Flash Smart, no entanto, requer uma vinculação prévia ao dispositivo móvel através de Bluetooth. Estando estes dois dispositivos conectados, quando se ativar o Smart Flash automaticamente será ativada a aplicação no seu telemóvel e em função do tipo de incidente que tenha ocorrido, o serviço correspondente recorrerá à localização por GPS.

Ambos os produtos podem ser ativados rodando a tampa numa direção oposta à base. Uma vez quando se pretende o modo de emergência e duas caso se pretenda a utilização da função alternativa de lanterna.

Graças à sua facilidade de utilização, que não requer abandonar o veículo e às dimensões do Help Flash, este dispositivo é especialmente recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, mulheres grávidas ou que viajam com crianças e condutores.

Porquê uma pilha e não uma bateria?

São vários os fatores pelos quais Help Flash vem dotado de uma pilha alcalina de 9 V e não de uma bateria recarregável, mas o principal é a garantia de funcionamento do equipamento nas condições mais seguras para o utilizador:

  • As baterias recarregáveis requerem uma manutenção constante ao sofrer auto descarga, tendo o utilizador que se preocupar com conhecer o tipo de bateria, e em função desta, recarregá-la passados alguns dias ou semanas. Isto implica uma maior responsabilidade e esforço por parte do utilizador, para um dispositivo de emergência de utilização muito esporádica.
  • A vida útil média de uma bateria recarregável, no caso das de iões de lítio, é de cerca de 3 anos e deve ser armazenada com 40 % da sua carga, não sendo recomendável o armazenamento acima deste valor, o que é incompatível com a finalidade de um dispositivo como Help Flash, que deve estar sempre pronto para a sua utilização com a maior capacidade possível.
  • As baterias em geral têm um elevado custo de venda, são difíceis de encontrar e nem sempre será possível a sua substituição, como no caso das de iões de lítio que só devem ser manipuladas por um serviço técnico especializado, pelo que a obsolescência do dispositivo será produzida em pouquíssimo tempo. Pelo contrário, uma pilha alcalina pode ser adquirida numa loja comum, podendo ser substituída pelo próprio utilizador em poucos segundos.
  • As baterias recarregáveis são mais sensíveis às temperaturas que as pilhas alcalinas. No caso das de iões de Lítio, não devem ser armazenadas nem recarregadas acima dos 60°C, não só pela possível redução da sua vida útil, como também pelo risco de explosão durante o processo de carga.