O carnaval é um período de folia e diversão para adultos e crianças. Máscaras, pinturas, ornamentos, objetos decorativos... Tudo serve para encarnar uma personagem, participar num desfile ou divertir-se em boa companhia. Mas para que o período de Carnaval seja sinónimo de alegria e boa disposição, há uma série de cuidados adicionais que deverá ter ao volante.
Cuidados com as crianças
- Se estiver na companhia de crianças mascaradas, assegure-se de que os fatos ou as máscaras não impedem a utilização do cinto de segurança ou a eficácia do mesmo.
- Caso a criança tenha na sua posse algum objeto ou ornamento, certifique-se que este não se solta em andamento, visto que pode provocar ferimentos em caso de acidente. Lembre-se que um objeto aparentemente inofensivo pode transformar-se num verdadeiro projétil em caso de desaceleração brusca.
Atenção! O perigo não advém apenas da projeção do objeto. O simples facto de ficar à solta no habitáculo pode levar a que se aloje sob o pedal do travão ou acelerador, impedindo ou limitando a sua eficácia.
Sabemos que está ansioso para estrear o seu fato de Carnaval, mas deve ter em atenção o tipo de vestuário e calçado que vai utilizar enquanto conduz.
- Sapatos ou calçado sobredimensionado ou inapropriado para a prática desta atividade pode levar a erros ou atrasos na resposta perante uma situação de perigo.
- Cuidado! Peças de roupa muito largas ou compridas podem limitar os movimentos ou ficar presas (por exemplo, na manete da caixa de velocidades ou nos pedais).
- Se tiver colocado algum ornamento ou se estiver a utilizar uma máscara ou óculos, assegure-se que não prejudicam a visibilidade ou que não se deslocam em andamento, podendo limitar momentaneamente a sua percepção do que o rodeia.
E porque os imprevistos não escolhem dia, nem lugar, não se esqueça de manter o seu Help Flash à mão e de o acionar antes de sair do automóvel para montar e colocar o triângulo de sinalização em segurança.