No fim deste mesmo ano o projeto Smart Flash criado pela empresa Netun Solutions recebe o «Selo de Excelência» da Comissão Europeia, distintivo de qualidade concedido às propostas prometedoras no âmbito de Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.
Smart Flash
O auge do IoT no sector automobilístico é imparável. A tendência atual passa pela conectividade dos veículos com as estradas, cidades e entre eles mesmos. No âmbito da segurança rodoviária, a sinalização de veículos não se entende sem a sua consequente conectividade. Organismos como a DGT estão a evoluir no sentido da conexão de todo o tipo de veículos para a monitorização contínua da rede rodoviária através da plataforma DGT 3.0.
O projeto original Help Flash, baseado na sinalização de veículos no caso de avaria ou acidente, evolui até à materialização do dispositivo Smart Flash, onde se dá um avanço no sentido do serviço de assistência conectada.
Através de uma aplicação móvel que se ativa quando se liga o dispositivo Smart Flash, mediante um chatbot com inteligência artificial cognitiva a aplicação interage com linguagem natural com o utilizador, ajudando este no processo de contacto com os serviços de emergência ou com o serviço de assistência das companhias de seguros, enviando dados relevantes do utilizador (localização, dados básicos do veículo, dados médicos....) que facilitem a melhor assistência do mesmo através da redução dos tempos de resposta.
O «Selo de Excelência»
O Selo de Excelência é um certificado de qualidade outorgado às propostas de projetos apresentadas a Horizonte 2020, o programa marco da União Europeia em investigação e inovação, para ajudar estas propostas a encontrar financiamento alternativo. O certificado garante o cumprimento dos critérios de excelência, de impacto e de qualidade e eficiência na implementação, válidos para a obtenção de financiamento dentro do orçamento Horizonte 2020.
Trata-se de uma iniciativa muito interessante idealizada pela Comissão Europeia para poder criar sinergias entre o financiamento do programa Horizonte 2020 e outras fontes de financiamento, que apenas conseguem cerca de 10 % das empresas que se apresentam a este programa.
O diretor da área de inovação empresarial da Fundação Finnova, Adrián Noheda, afirma que este reconhecimento “é de grande importância para a expansão a nível Internacional de Netun Solutions, e posiciona-a como uma empresa inovadora no competitivo panorama atual”. Além disso, a empresa é elegível no âmbito da próxima convocatória do European Innovation council (EIC) Accelerator, principal ferramenta de internacionalização de empresas e serviços inovadores da União Europeia que financia até dois milhões e meio de euros a sua expansão a nível internacional. O seu processo de seleção é muito competitivo, onde menos de 6 % dos projetos conseguem ser aprovados.
Instrumento PME
O Selo de Excelência obtido pela empresa Netun Solutions, no âmbito da convocatória Instrumento PME, vai ter continuidade no programa Horizonte 2027, que dota com 115 mil milhões de euros a inovação. No caso de Netun, fontes de Finnova informam que se pode apresentar ao programa European Innovation council (EIC), onde a Comissão Europeia subvenciona com 2 milhões e meio de euros empresas inovadoras, assim como apoia sob a forma de financiamento de até 15 milhões de euros num empréstimo participativo.