Regressar de férias implica voltar às antigas rotinas, mas também criar outras novas. Levar os miúdos à escola, enfrentar o trânsito, lidar com o stress e a azáfama diária, mas também rever os colegas e amigos e tornar cada fim-de-semana uma oportunidade para descontrair em família. Siga os conselhos da Help Flash e prepare-se a si e ao seu automóvel para mais esta etapa enquanto sonha já com as próximas mini-férias...
Com o regresso às aulas previsto para meados de setembro (entre 12 e 15), ainda lhe sobram alguns dias para preparar o regresso à rotina.
O primeiro passo é garantir que dispõe dos mecanismos de retenção adequados a cada criança. Não se esqueça que a segurança dos mais novos deve ser uma prioridade de todos e a lei não “perdoa” falhas ou omissões.
Relembramos que, de acordo com a legislação portuguesa, as crianças com menos de 12 anos de idade, desde que tenham uma altura inferior a 135 cm, devem (quase) sempre ser transportadas no banco traseiro e seguras por um sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.
As cadeiras de transporte estão divididas em grupos de acordo com o peso da criança:
Grupo 0+ (do nascimento aos 13 kg)
Grupo 1 (dos 9 aos 18 kg)
Grupos 2/3 (dos 15 aos 36 kg)
Tenha em consideração que, até aos 9 meses de vida, todas as crianças deverão viajar no sentido contrário ao da marcha.
Se a criança/jovem já não precisar de usar uma cadeira específica ou um banco de elevação, deverá sempre usar o cinto de segurança. Antes de arrancar, certifique-se de que este está bem colocado e sensibilize a criança para a sua utilidade, evitando que esta o retire ou coloque numa posição menos eficaz durante a viagem.
Não facilite e, sempre que viajar atrás, seja o primeiro a dar o exemplo e a colocar o cinto de segurança. Não é apenas uma questão legal é, antes de mais, a salvaguarda da sua segurança.
Manutenção simples do seu automóvel
Depois de ser obrigado a trabalhos redobrados, enfrentando o calor e deslocações mais demoradas com (muita) carga a bordo, o seu automóvel também merece alguns “mimos”.
Comece pela avaliação de alguns elementos mais simples:
- Reveja os níveis do óleo, do líquido de refrigeração e do limpa-vidros.
- Certifique-se de que todos os elementos de sinalização (piscas) e iluminação (faróis e farolins) estão funcionais.
- Assegure que tem o seu Help Flash sempre à mão.
- Avalie o estado das escovas limpa para-brisas. O sal, a areia e o calor degradam precocemente as borrachas que as compõem e reduzem muito a sua eficácia.
- Veja as pressões dos pneus, a profundidade do piso, a sua uniformidade e se a borracha ainda mantém as suas características. Se esta apresentar fissuras ou pequenas rachas é porque está na altura de os substituir. Não espere pelo inverno para o fazer já que as primeiras chuvas tornam o piso especialmente escorregadio.
Se há mais de 12 meses que não faz uma revisão mais aprofundada, poderá ser uma boa altura para levar o seu automóvel a uma oficina especializada para mudança de óleo e filtros, bem como avaliação do estado dos travões (discos, pastilhas ou calços). Peça para analisarem o estado das tubagens, como referimos anteriormente, o calor, a areia e o sal, por exemplo, aceleram a degradação das mesmas com consequências imprevisíveis. Por fim, assegure-se que os elementos da suspensão, em especial os amortecedores, ainda mantém a sua eficácia.
Prepare já as suas mini-férias
Para que possa começar já a “sonhar” com as suas próximas férias, ainda que sejam “mini”, deixamos um resumo do calendário escolar previsto para 2023/2024, ainda que este possa estar sujeito a ligeiros ajustes e que possa variar de ano letivo para ano letivo.
Segundo indicações da tutela, o regresso às aulas deverá acontecer entre os dias 12 e 15 setembro de 2023.
O primeiro período letivo prolonga-se até ao dia 15 de dezembro e não dispõe de qualquer interrupção intercalar, à exceção dos feriados.
O segundo período inicia-se a 3 de janeiro de 2024 e termina a 22 de março de 2024.
Por fim, o terceiro período letivo arranca a 8 de abril de 2024 e termina entre os dias 4 e 28 de junho de 2024, consoante o ano de escolaridade frequentado.
- Férias de Natal De 18 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024
- Carnaval De 12 de fevereiro de 2024 a 14 de fevereiro de 2024
- Férias da Páscoa De 25 de março de 2024 a 5 de abril de 2024
Como é habitual, as férias de verão de 2024 variam de acordo com o ano de escolaridade:
- Para os alunos dosº, 11.º e 12.º anos de escolaridade, estas começam a 5 de junho de 2024.
- Para os alunos dosº, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, a 15 de junho.
- Já para a educação pré-escolar e alunos dosº, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade começam a 29 de junho de 2024.